sábado, 31 de março de 2012

Os primeiros resultados

Este post foi escrito ontem a noite, mas não consegui postar :(

Depois daquele "tapa" que eu levei depois do comentário nada engraçado sobre o que eu deveria ou não comer, tenho uma boa notícia!

A balança que sábado passado marcava 67,300 hoje marcou 66,500. Foram 800gr, nada de quilo, mas para mim um grande avanço, um estímulo e tanto. Gramas que eu não vou adquirir mais.

Sabe, eu sei que é sentimento de "vingança" e sou totalmente contra isso, sou incapaz de fazer mal a alguém, mas as vezes eu fico pensando: "vou emagrecer logo para mostrar para essa gente toda que eu posso e sou mais forte do que essas críticas e cobranças". O que me consola é que é um pensamento que me leva para a frente. Uma vez li um livro espírita que dizia que a raiva é boa quando nos faz mudar para melhor, nos tira da zona de conforto. Talvez fosse este o sacode que eu estava precisando.

Parar de tomar refrigerante foi uma santa ajuda. É incrível como o volume da minha barriga diminuiu, como eu tenho me sentido melhor e sem inchaço, tanto pelo gás da bebida quanto pelo sódio. E não tenho sentido falta alguma. Até na casa do meu namorado eu só tenho tomado água. Fico feliz de ver essas mudanças aos poucos!

Tenho que agradecer também os comentários que de vez em quando aparecem aqui. É muito bom, um super motivador. É o que faz a gente ter certeza que não está sozinha nessa!

Agora tenho uma coisa para mostrar. Normalmente eu que faço minhas unhas da mão porque fica difícil encontrar horário em salão. Minha irmã voltou dos EUA ontem e fez uma francesinha "à americana". Eu já tinha visto. Elas usam unhas postiças com a francesinha bem grossa. Eu gosto! Ela me ajudou a fazer (porque faltou coordenação motora para fazer o traço). Olha só como ficou! O que acham???


quarta-feira, 28 de março de 2012

Brincadeira sem graça

Quem é tem uns quilinhos a mais sabe: quando alguém faz alguma piadinha "sem mal algum" sobre o seu peso ou o que a gente está comendo não tem como encarar como brincadeira somente. Pois aconteceu de novo no trabalho. Acordei às 4h20 e comecei a trabalhar às 5h30, quando tomei um copo de leite desnatado com achocolatado light (100 calorias). Levei um sanduíche light de pão integral para comer por volta das 8h, já que havia tomado o leite bem cedo. Por volta de 11h30 estava com fome. Havia algumas bolachinhas, dessas sem recheio mesmo, na sala onde trabalho.
Levantei para pegar UMA e um colega disparou em "tom de brincadeira": - É bom tu maneirar nessas bolachas, essas coisas tem muito açúcar!
Eu mandei ele tomar banho (assim mesmo!) e sentei novamente na minha mesa, ignorando ele enquanto o tal tentava consertar dizendo que era brincadeira. Que raiva que dá! Que saco! Como alguém, que nem magro é, pode pensar que uma "piadinha" dessas é engraçada??? E o que me deixa mais brava é que esse tipo de pessoa NÃO FAZ IDÉIA da dificuldade que é para a gente se manter disciplinada e sem desanimar.
E o pior: ontem a noite eu tinha ido à natação, tinha feito uma sopa de legumes e frango desfiado sem nada de gordura. Ficou só um caldinho mesmo. Estava empolgada.
Na véspera havia ouvido comentários de que uma colega foi reposicionada na empresa por causa do peso!!! Eu não consigo aceitar esse tipo de coisa!

Meus últimos dois dias foram ótimos em relação à R.A. Consegui diminuir sensivelmente a quantidade de carboidrato que tenho comido. E não parei de come-los. Simplesmente coloquei a mão na consciência e admiti que não dá para comer pão a toda hora. Estou esperando a sexta-feira para me pesar. Espero que haja uma mínima diferença.

Sabem que não tomo refrigerante (que era sempre zero) desde a sexta-feira passada. Por incrível que pareça estou comprovando que ele nos incha muito mesmo. Notei uma diferença na minha barriga, e até meus pés não tem ficado inchados. Troco por água e, eventualmente, suco. Tenho passado bem, não sinto muita falta.

São estás as novidades meninas, embora não tão boas! Eu juro que a próxima vez que isso acontecer eu vou dar um basta! Vou falar que não vou admitir mais este tipo de brincadeira.

sábado, 24 de março de 2012

CHEGUEI NO LIMITE

É, cheguei no limite! Não aguento mais! E é bem feito para mim. Isso é consequência da minha indisciplina. Sei que abandonei total, inclusive o blog, mas não dá mais para continuar assim.

Hoje tomei banho e fui me vestir para seguir fazendo meu trabalho final da pós. Tentei colocar uma calça e ela nem passou pelo quadril. A bermuda jeans que coloquei quase não fechou na cintura, sendo que eu usava ela este verão. Não dá mais. Eu não aguento mais ficar nesse corpo, com tudo isso sobrando. Ao mesmo tempo tenho tido uma dificuldade IMENSA em me controlar.

Por um lado, é bom chegar no limite! É o momento em que a gente se dá conta que não dá mais para adiar o emagrecimento. O frio está chegando e eu só tenho duas calças de tecido que me sirvam para usar no inverno, além de uma calça jeans. O resto já está estourando. Tanto que nem ouso experimentar. Tenho medo! Só tenho usado vestidos. Como é que a gente demora tanto tempo para se dar conta dessas coisas?

Hoje me pesei. A minha balança nova chegou. É ótima, bem precisa! Enfim, está marcando 67,300kg. É daqui que começo!Agora sem desculpas, sem interrupções. Vou mostrar para vocês uma foto minha. É de quando eu tinha 14 anos e aqueles 74 quilos que já mencionei.


Gente, eu era muito gordinha! Imaginem 74kg para 1,59... E acho que eu nem media isso ainda naquela época. Sei que ainda não voltei a este ponto mas, depois dessa época, quando consegui emagrecer, cheguei aos 59kg. Foi por pouquíssimo tempo, não consegui manter... mas meu peso sempre ficava entre 63kg e 64kg, o que eu já achava bastante. O problema é que se deixar chego aos 68kg em seguida e sem nenhuma roupa mais para vestir.

Enfim, cheguei no limite mesmo! Agora deu!

sábado, 10 de março de 2012

A sexta-feira


Olá! Como passaram a sexta-feira?
A minha foi tranquila, embora de muito trabalho, muita canseira e muito calor.
Minha alimentação não foi das melhores, mas também não foi horrível.
Meu café da manhã foi o mesmo de sempre: o café com adoçante, o sanduíche de pão integral com margarina light e 1 fatia de mussarela.

O meu almoço foi este aqui:



O problema começou ontem a tarde. Minha mãe comprou uns salgados folhados para o lanche. Tirei da minha frente e consegui resistir. Comi 2 fatias de pão integral com aquele patê de atum Coqueiro, sabem? Aquele que vem no sachê. Mas havia umas bolachinhas quadradinhas folhadas também... ai, aí é fogo, né? Eu acabei sucumbindo e comi 5 com o patê. Que exagero! Acho que eu como pão demais, né?
E mais: fui jantar com o namorado a noite. Todos os restaurantes que tem grelhado estavam fechados por causa do fim da temporada de verão aqui na praia. Acabamos em uma pizzaria. Comi 3 fatias de marguerita (pelo menos era só queijo e tomate, eu pensei). Mas mesmo assim.

A prova do exagero veio hoje. Dores de barriga e fisgadas no estômago. Isso é para eu aprender a não exagerar!

Segunda-feira vou me pesar! Ai, que medo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma escapadinha e um desabafo


Olá,

ontem nem deu tempo de eu atualizar. Essas aulas me matam. Mas em maio acabam, finalmente. Aí é só produzir meu artigo.

Nem bati fotos ontem. A correria foi tanta. Mas, pelo menos, consegui resolvi tudo que precisava durante a tarde.
No café da manhã comi:
  •  2 fatias de pão multigrãos light = 106 cal
  • Philadelphia light = 60 cal (isso que é light, né?)
  • meia fatia de queijo mussarela = 30 cal
  • 1 xícara de café com adoçante
Mal consigo lembrar o que comi no almoço, mas sei que não abusei. A tarde fiz o mesmo sanduíche, mas inclui um tomate seco. Sei que não devia, mas fica tão bom. E o pior ainda vem por aí. É muito difícil manter uma alimentação "normal" quando eu vou a aula. A cantina lá só tem salgados folhados e alguns assados. Eu comi um enroladinho de salsicha que era assado. Sei que tinha no mínimo 400 calorias. Aí, é brabo... Sei que tenho que dar um jeito de levar uma coisa saudável e que não seja carboidrato.

Desabafo

Ontem eu estava meio "indignada", posso dizer assim. De vez em quando recebo algumas críticas de colegas de trabalho em relação a minha aparência. Sou uma pessoa que se cuida, é vaidosa, não sai sem o cabelo escovado e muito menos sem maquiagem. Alguns até acham um exagero, mas eu não sei ser diferente. Meu trabalho exige que eu ande assim e acabei me acostumando.
O problema é que meu corpo parece incomodar. Peso 67 quilos para 1.59m. Sou baixa, meus braços não são finos, pórem sou proporcional. O que acontece é que, como trabalho com a imagem, as pessoas querem que eu tenha um corpo com o qual não nasci. Já recebi indiretas de que tinha que fazer exercícios físicos, de que deveria disfarçar meus braços, de que minha imagem não era apropriada.  As vezes esses "toques" desaparecem, as vezes voltam com força, como se a aparência fosse sinônimo de competência. Só que aparentemente ninguém nunca pensou que eu posso estar me esforçando para mudar isso. Parece que acreditam que eu não dou bola, não me preocupo comigo mesma. Enfim, não é fácil ficar num ambiente que, de vez em quando, faz a gente se sentir menos.


Hoje o meu café da manhã foi igual ao de ontem. Eventualmente eu mudo. Faço questão de um pãozinho de manhã. O meu almoço foi o da foto abaixo. Só não consegui comer o abacaxi porque minha boca está machucada e estava muito ácido. Um pedaço do peixe grelhado também ficou no prato porque precisava estar mais bem cozido. A escapadinha fica por conta dos pedacinhos de aipim frito.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Natação


Oii, bom dia!

Ontem acabei não terminando de postar tudo. As vezes chego em casa bem tarde e acabo só pensando em ir logo dormir. Minhas noites não tem mais do que 6h, e isso é pouco pra mim.

Eu tive natação ontem a tardinha. Foi o segundo dia e já foi BEM melhor que o primeiro. Fiz 900 metros, mas poderia ter chegado a 1100m. Tive uma cãimbra no pé (é bem comum) que me deixou uns 10 minutos fora da piscina. Mas voltei e fiz até onde deu. Aquela sensação de "vou morrer de cansaço" nas primeiras voltas não aconteceu, felizmente! O que eu gosto da natação é isso. A gente sente muito rápido a melhora no condicionamento.

A tarde, meu lanche foi este iogurte aí. É, é bem "infantil", mas é bem bom também. A porção já com o cereal incluído (vem tudo junto) tem 197cal. Para um lanche da tarde, tava bom e do tamanho ideal. Comi às 17h30 e só fui sentir fome 22h.



Sou daquelas que adora novidades em supermercado. Podendo, experimento tudo. Aí achei essa sopinha na seção de congelados. Fiquei impressionada com a pouca quantidade de calorias para tanta sopa!!! 95 para os 450 gramas MESMO! E vale a pena. Achei bem boa. Acho que no inverno vai ser ainda melhor. Confesso que tomar sopa fazendo 33 graus não é tão bom, mas eu precisava provar, afinal, eram só 95 calorias, hahahaha. O melhor é que essa marca, que é de Porto Alegre, tem vários outros menus como Feijoadinha light, macarrão ao molho gorgonzola, carne de panela com macarrão, sopa de legumes, sopa de ervilha... As calorias das porções nunca ultrapassam 400. Tá certo que 400 calorias para uma refeição já é bastante, mas dá pra procurar opções mais lights.

terça-feira, 6 de março de 2012

Segundo dia

Olá! Até o momento foram estas as refeições. Falta incluir aí uma banana no meio da manhã.

O velho e bom sanduíche de pão integral light de manhã, com meia fatia de queijo mussarela e meia fatia de presunto magro + margarina light = 230 calorias



No almoço, a coisa "menos light" é este franguinho assado enrolado com presunto. O molho é de queijo  :( .



Hoje, no início da noite tenho natação. É o segundo dia. Embora tenha feito por muito tempo quando era criança, estou bem "fora de forma" pra nadar. O treino deixado pelo professor na última aula era de 1700 metros. Eu só aguentei 700.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Hora do almoço


Olá,

foi mais fácil do que eu imaginava (hoje, eu sei).

Acordo 6h. Normalmente tomo o café da manhã às 6h45m: uma xícara de café com adoçante, 1 e meia fatia de pão caseiro (o melhor, feito pela minha vó), margarina light e 1 fatia de mussarela.
Trabalho direto até 12h30, mas lembrei de levar uma banana para a hora do desespero, afinal, são 6 horas entre o café da manhã e o almoço.
Aliás, este foi o almoço de hoje. Difícil foi passar reto pelo filé de peixe à milanesa do buffet onde eu almoço normalmente.



Nas segundas e quartas tenho aula da pós-graduação em outra cidade. Antes de ir, por volta das 17h30, comi um sanduíche de pão integral light (2 fatias de pão), um pouquinho de maionese, meia fatia de presunto magro e meia de mussarela.
O meu intervalo é só às 21h. Horário de janta, né? Aí tenho que me render ao bar da faculdade, já que ainda não "desabrochou" aquela disciplina de levar meu próprio lanche. Mas comi um pãozinho rcheado com frango. Estava bem sequinho o recheio e a massa não parecia gorda, então não pesou tanto na consciência.
Cheguei em casa quase meia-noite de volta, mas fui para a cama com uma lâmina de bolo de aipim. Foi tão minúscula que não dá para chamar de fatia.

Assim que descobrir como diminuir o tamanho das fotos nos posts pelo celular, posto mais algumas. O problema é que toda vez que tento elas aparecem tomando conta da página toda.

domingo, 4 de março de 2012

O início

Olá, tudo bem?

Aqui inicio. Amanhã vai ser dada a largada. Ou melhor, a largada foi dada há muito tempo. Sou como alguém aprendendo a correr. Caminho, paro, corro, caminho, paro, mas nunca desisto.
Alguns motivo me fizeram decidir encarar um blog novamente. Primeiro, a única vez que mantive um blog consegui chegar aos 59,9kg, muito perto da minha modesta meta.
O segundo motivo é que comecei a perceber uma barriga maior do que a que já estava acostumada. Calças jeans apertadas e eu não admitindo comprar roupas um número maior.
Terceiro: meu trabalho exige que eu pareça ter um peso - pelo menos -  "normal", e essa exigência já virou cobrança, inclusive chegou a mudar alguns caminhos para mim no ano passado. Surpresas que eu não esperava. Peso = Competência?
Quarto e talvez mais importante motivo: passei mal esta semana. Tive vômito e febre. Não sei o motivo do problema estomacal, mas algo me diz que este foi um grande "sacode" para eu passar a prestar atenção no que como. Já não estava mais resistindo às tentações do buffet onde almoço, por exemplo.

Não dá mais para ficar assim. Meu IMC pode "só" apontar sobrepeso, mas é muito mais do que um alerta. Acho que quando a gente chega num ponto em que acha que roupa nenhuma fica tão bem, e que quer mais disfarçar do que evidenciar qualquer parte do corpo, tá na hora de mudar. Afinal, o objetivo não é se esconder, não é verdade?

Que eu tenha coragem de encarar esta sem desculpas.